terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Relações Públicas vs Publicidade

Andava eu atrás dela e lá encontrei no canto da prateleira este livro (o amarelo) com o título "A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas" de Al e Laura Ries. 
Mas afinal o que são as relações públicas?
Após uma leitura atenta de vários autores sobre este assunto decidi transmitir a minha ideia sobre esta técnica de comunicação.  
As relações públicas têm como função interagir com os diferentes públicos de uma organização e externos a ela de forma a garantir o entendimento e a comunicação entre todos.
O profissional de relações públicas deve garantir canais de comunicação entre a direcção de uma organização e o seu público interno (funcionários) e externo (clientes, fornecedores,...) de forma a transmitir a imagem e mensagens que a organização pretende comunicar e garantir que o público pense e diga aquilo que a organização deseja. 
As Relações Públicas envolvem-se com a comunicação de marketing, com as relacções e comunicações media, com o envolvimento com o público, com o incentivo de ideias e lançamento de novos produtos, com a realização de eventos e promoções. 
Na prática observamos cada vez mais a envolvência das empresas com o seu público usando meios como a web2.0, festivais, eventos, provas e experimentação. No mercado B2B o comercial da empresa e todo o seu frontoffice desempenham um papel fundamental nas relações públicas da empresa junto dos seus clientes. Posso considerar também que a responsabilidade social cada vez mais usada pelas empresas estão de uma forma directa ligada com as relações públicas da mesma. A reputação, imagem, identidade, credibilidade devem ser asseguradas pelas RP. 
TODOS os profissionais da uma organização, desde o momento que entram, trabalham e saem dela são Relações Públicas da mesma e devem ser consciencializados dessa importância.

"Não interessa aquilo que eu sou mas sim aquilo que os outros pensam que eu sou". Será que as relações públicas são responsáveis por esta afirmação? Na minha opinião: sem dúvida que sim. 

PS: Senhores da Fnac, não vos pedi autorização pela foto mas como é para impressionar a professora aproveito e sou um relações públicas vosso ao lhe mostrar este lindo expositor e a rica colecção de qualidade e quantidade que vocês têm... 


2 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

Apesar de estar bem, estas duas técnicas não constam do desafio por isso não contam na avaliação.

Anónimo disse...

Querido, vc está TOTALMENTE equivocado ao afirmar que as relações públicas são responsáveis pela afirmação que você mesmo citou: "Não interessa aquilo que eu sou mas sim aquilo que os outros pensam que eu sou."
Quem costuma pensar assim é o marketing e talvez, muito distante, a publicidade. O trabalho de relações públicas dentro de uma empresa, dentre outras responsabilidades, está diretamente ligado ao desenvolvimento e solidificação de sua identidade. Sendo assim, jamais um relações públicas vai passar para seus públicos uma coisa que a empresa não é. Para nós, interessa (E MUITO) aquilo que a empresa é, o que nós tentamos fazer é transmitir essa informação - juntamente com a publicidade, marketing e jornalismo - da melhor maneira, de forma positivamente estratégica. Por que nós antes de nos preocupar com o público externo de uma empresa, independentemente do seu segmento, nos preocupamos com a construção da filosofia e da comunicação interna!