quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marketing Tribal e os seus "Fans"





O Marketing Tribal é uma técnica de comunicação que aposta na criação de grupos de interesses comuns e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das necessidades e desejos do seu púbico. Pretende fortalecer os laços criados com o seu consumidor tornando o seu consumo em algo especial e emocional. 
Através da criação de uma tribo de interesses comuns e ligações emocionais semelhantes com a marca consegue-se de uma forma eficaz solidificar os laços afectivos e emocionais com a marca. 
O Bes usou esta técnica quando através das ligações emocionais que determinado público tinha com a selecção nacional lançou o cartão de crédito "Cartão Selecção Nacional" criando uma tribo de aderentes que tinham direito a condições especiais na aquisição de bilhetes da selecção assim como lugares especiais para os mesmos e prémios exclusivos. Utilizam na sua comunicação a frase: "Portugal é um país de sócios. Chegou o cartão Sócio da Selecção Nacional" de forma a aproximar emocionamente uma tribo de consumidores com os mesmos rituais, paixões e coleccionismo.

Vantagens:
Criação emocional e afectiva à marca
Vai de encontro às emoções de certos clientes

Desvantagens:
Direccionado para nichos
Impossibilidade de alcançar massas
Constante actualização e reforço afectivo

Fontes:




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