quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Endomarketing




"Conseguir comunicar-se bem com os colaboradores é o grande desafio das empresas. Mantê-los informados e comprometidos com os objectivos comuns é o único caminho pelo qual as organizações podem chegar ao sucesso" (in http://www.novaatitude.com.br/)

O endomarketing consiste numa técnica de comunicação utilizada pelas empresas com os seus colaboradores. Da mesma forma que é importante existir uma comunicação entre a empresa e os seus clientes e público-alvo é necessário também existir a mesma comunicação com os seus colaboradores que os faça perceber de uma forma clara o seu posicionamento e os seus objectivos assim como fomentar a vontade do colaborador querer estar, desejar, comprar a empresa onde trabalha assim como os seus produtos e serviços. 
Tive a oportunidade de trabalhar recentemente numa das empresas em Portugal que melhor trabalha o Endomarketing com os seus colaboradores que me fez desejar estar lá a trabalhar. Eu era tratado pela equipa de marketing e recursos humanos como um cliente da empresa, onde essa cultura estava visível em todos os colaboradores e em todas as fases do meu percurso desde a fase das entrevistas até à minha saída (até me fizeram uma entrevista de saída). 


Vantagens:
Uniformização do posicionamento da empresa em todos os colaboradores
Motivação dos colaboradores
Colaboradores são os embaixadores da empresa e transmitem para o público em geral a boa cultura da empresa

Desvantagens:
Custos inerentes financeiros e de tempo


Fontes:
Própria




Sem comentários: