quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Punk Marketing






"no more bullshit reading"

Os consumidores ao longo do tempo têm vindo a mudar a forma e reacção relativamente à visualização e aceitação da imensa publicidade colocada em diversos meios de comunicação. As teorias e técnicas convencionais que asseguravam o sucesso de determinado produto (com 90% de audiências em alguns casos) começam a tornarem-se, em alguns casos, obsoletas. 
O Punk Marketing é precisamente um corte a todos os valores convencionais. É uma atitude de rebilião contra o tradicional. É uma forma de comunicar que recorre a formas arrojadas, inovadoras e fora do convencional que por vezes pode não ser bem intepretado.
Quem manda é o consumidor e não as marcas e desta forma o consumidor vai exigindo a quebra dos valores tradicionais. 
Até já foi criado um manifesto para a aplicação desta técnica de comunicação.
Segundo Richard Laermer e Mark Simmons:
1º Se não arriscar morre
2º Desafie as assumpções da indústria
3º Mantenha uma posição firme 
4º Não ceda aos seus clientes
5º Não seja controlador
6º Nunca perca a honestidade
7º Crie inimigos
8º Deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca
9º Pense à frente dos seus concorrentes
10º Não se deixe iludir pela tecnologia
11º Mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas
12º Comunique com simplicidade
13º Aposte sempre na qualidade
14º Use novas ferramentas do marketing 
15º Interrogue-se constantemente.


Vantagens:
Levanta interesse e curiosidade pelo público a atingir
Baixo orçamento mediante o método utilizado
A originalidade pode gerar buzz

Desvantagens:
Dada a sua forma arrojada de comunicar pode gerar reacções adversas às pretendidas
Este tipo de técnica pode agradar a determinado público mas pode levantar efeito contrário para o público mais conservador

Fontes:



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