quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Marketing Relacional e One-to-One





O marketing relacional ou "one-to-one" é uma técnica de comunicação em crescimento de utlização que visa tratar cada segmento com um valor unitário, ou seja, cada consumidor é tratado de uma forma exclusiva e única. 
É uma técnica que (talvez não identificada ainda como técnica) pode ser considerada com das mais antigas. Nos tempos mais remotos os vendedores conheciam bem os seus compradores, o seu nome, a sua familia e os seus hábitos e preferências. Com a massificação industrial, aglomerados urbanos e grandes superfícies a população começou a ser tratada como um número inserido num grande segmento de mercado. Actualmente é verificado por muitas empresas que o tratamento pessoal de cada utilizador é benéfico para ambos e permite satisfazer de uma forma mais personalizada as necessidades do seu cliente. 
Graças as tecnologias actuais é possível tratar cada segmento como um só elemento. 
No meu caso: tenho um cartão de uma empresa de roupas que vai-me atribuindo descontos consoante a minha utilização: se habitualmente compro calças nessa loja é provavel que a empresa incentive através de descontos a compra de camisas (para me incentivar a começar a adquirir também camisas nessa loja). O supermercado, com o cartão que me atribuiu, pode-me oferecer descontos em produtos que habitualmente não compro para fomentar o seu consumo. 
Caminhamos para um dia em que quando chegarmos a qualquer café de uma determinada marca eles saberem as minhas preferências pessoais (um café curto, com adoçante em chávena aquecida...). 
Até os CTT já têm um plano para as empresas que pretendam aderir a esta nova técnica de comunicação (ver link). 
A própria TAP (entre outras companhias), através do seu cartão victoria permite conhecer algumas preferências dos seus clientes (como o tipo de alimentação que prefere, necessidades especiais...)
A Nike premite aos seus consumidores poderem personalizar as suas sapatilhas tornando-as únicas.

Vantagens:
Resposta às necessidades de cada consumidor
Conhecimento do comportamento e preferências de cada cliente
Prática de cross-selling para produtos que o consumidor normalmente não adquire

Desvantagens:
Dificuldade de armazenar informação (praticamente apenas por suporte digital)
Tratamento personalizado envolve consumo de tempo e custos 

Fontes:
Própria




Sem comentários: