Para alguém estar colocado nessa posição necessita de utilizar uma estratégia de SEM.
O que é o SEM? Bem, podemos resumir isto a uma fórmula: SEM=SEA+SEO. Qual o significado desta fórmula de sucesso?
SEM (search engine marketing) é a forma integrada de optimização de um site para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. Consiste na soma de dois tipos de optimização: SEA E SEO.
O SEA (serch engine advertising) são os resultados patrocinados pelo motor de busca, ou seja, quando uma determinada organização prepara uma campanha paga no google ela é gerida através de vários mecanismos de forma que quando alguém faz uma pesquisa relacionada com as keywords escolhidas o site pode aparecer nas primeiras posições da lista de resultados ou então no lado direito. O pagamento desta campanha é feito por click (a taxa de visualizações/click anda próximo de 50 para 1, ou seja, o resultado aparece cerca de 50 vezes para ser clicado uma vez), desta forma a organização pode, de uma forma mais clara calcular o ROI (return on investiment) sendo este cada vez mais importante para o investidor.
O SEO (search engine optimization) é a forma de optimizar o site de forma a que quando alguém efectua uma pesquisa ele apareça nas primeiras posições da lista de resultados. Essa posição é alcançada através de vários mecanismos técnicos (gestão das keywords, cotação dada pelo google, links para outros sites e de outros sites,...) e gerida para conseguir obter as primeiras posições. Aparentemente esta optimização é gratuita (não se paga nada ao google) mas a gestão de backoffice pode ser mais cara (em "mão-de-obra") do que uma simples campanha de SEA no google.
Hoje em dia o investimento em comunicação das empresas através da internet em Portugal é superior ao investimento em rádio e, nos EUA, já é o segundo meio de comunicação mais investido e em crescimento.
Desta forma, é de extrema importância para diversos serviços e produtos uma boa campanha de SEM.
PS: caro leitor, neste blog existem várias campanhas de SEA, não as deixe de visitar. O SEO deste blog também tem aumentado no google... faça uma pesquisa e confirme.
1 comentário:
Não deve esquecer as vantagens e desvantagens em cada técnica que abordar, bem como exemplos e ilustração com imagens e videos.
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