quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SEM e o triângulo dourado

A posição de um site num motor de busca como o Google (o mais usado ao nível europeu) é de elevada importância para a sua selecção do utilizador. Esta figura demostra de uma forma clara onde o utilizador concentra o seu olhar quando lê uma lista de resultados no google. O chamado "triângulo dourado" é o local onde qualquer organização deseja estar quando alguém faz uma pesquisa relacionada com a sua actividade. 
Para alguém estar colocado nessa posição necessita de utilizar uma estratégia de SEM.

O que é o SEM? Bem, podemos resumir isto a uma fórmula: SEM=SEA+SEO. Qual o significado desta fórmula de sucesso? 
SEM (search engine marketing) é a forma integrada de optimização de um site para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. Consiste na soma de dois tipos de optimização: SEA E SEO. 
O SEA (serch engine advertising) são os resultados patrocinados pelo motor de busca, ou seja, quando uma determinada organização prepara uma campanha paga no google ela é gerida através de vários mecanismos de forma que quando alguém faz uma pesquisa relacionada com as keywords escolhidas o site pode aparecer nas primeiras posições da lista de resultados ou então no lado direito. O pagamento desta campanha é feito por click (a taxa de visualizações/click anda próximo de 50 para 1, ou seja, o resultado aparece cerca de 50 vezes para ser clicado uma vez), desta forma a organização pode, de uma forma mais clara calcular o ROI (return on investiment) sendo este cada vez mais importante para o investidor. 
O SEO (search engine optimization) é a forma de optimizar o site de forma a que quando alguém efectua uma pesquisa ele apareça nas primeiras posições da lista de resultados. Essa posição é alcançada através de vários mecanismos técnicos (gestão das keywords, cotação dada pelo google, links para outros sites e de outros sites,...) e gerida para conseguir obter as primeiras posições. Aparentemente esta optimização é gratuita (não se paga nada ao google) mas a gestão de backoffice pode ser mais cara (em "mão-de-obra") do que uma simples campanha de SEA no google. 
Hoje em dia o investimento em comunicação das empresas através da internet em Portugal é superior ao investimento em rádio e, nos EUA, já é o segundo meio de comunicação mais investido e em crescimento. 
Desta forma, é de extrema importância para diversos serviços e produtos uma boa campanha de SEM.

PS: caro leitor, neste blog existem várias campanhas de SEA, não as deixe de visitar. O SEO deste blog também tem aumentado no google... faça uma pesquisa e confirme.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Não deve esquecer as vantagens e desvantagens em cada técnica que abordar, bem como exemplos e ilustração com imagens e videos.