quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Product Placement / Soft Sponsoring






Trata-se de uma técnica de comunicação que as marcas usam ao colocar o seu produto e marca em programações normais de televisão, assim como filmes. 
Já tive a oportunidade de verificar (sem provas) o product placement em boletins informativos e telejornais de marcas que, através de uma noticia que na minha opinião era comprada, publicitavam o seu produto. É uma técnica que tem sofrido um crescimento ao longo dos últimos anos. 
Quando vemos mais um filme do James Bond são inúmeras as marcas que estão presentes, desde o famoso relógio, automóveis, bebidas entre outros.
O retorno obtido com esta técnica é de tal forma que até já existem marcas que financiam totalmente produções televisivas.
O telespectador não tem a mesma facilidade de mudar de canal enquanto dura o período de publicidade. 
Gato Fedorento, Quinta das Celebridades, Querido mudei a casa, entre outros são bons exemplos de programas financiados pelas marcas inseridas. 
O bom product placement é o que é feito de uma forma subtil pois introduz as marcas sem chocar e discretamente. 
Os especialistas da Media Planning Group consideram que esta estratégia em que as marcas aparecem dentro do programa de uma forma não agressiva e não intervindo directamente no conteúdo é mais benéfica que os anúncios convencionais uma vez que garante audiências e evita o zapping.

Vantagens:
Criam impacto
Credibilidade da Imagem
Custos de produção reduzidos
Crescente ocupação do espaço publicitário disponível
Grande cobertura

Desvantagens:
Podem passar despercebidos
Investimentos podem ser avultados
O anunciante não controla a mensagem

Fontes:




Sem comentários: